Marchas

No dia 29 de Junho de 2012 a Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade da Freguesia da Vinha da Rainha realizou, mais vez, o seu tradicional Desfile de Marchas Populares que vieram encher a aldeia de cor e alegria. Partindo da Associação, o desfile prosseguiu pela rua até ao recinto das escolas onde dezenas de pessoas aguardavam pela atuação das marchas participantes. Aqui, os marchantes encantaram o público presente com os seus arcos, trajes e coreografias.

No desfile participaram cerca de 80 marchantes pertencentes às marchas das Crianças do Centro de Atividades de Tempos Livres, dos Idosos do Centro de Centro de Convívio e do Serviço de Apoio Domiciliário, das Funcionárias e Amigas da Associação e dos “Manjericos de Santo António”.

A primeira marcha a atuar foi “Os Manjericos de Santo António” que recriou as “Vindimas de outrora” como os seus trajes, alfaias e coreografias. Seguiu-se a marcha do Centro de Atividades de Tempos Livres que retratou o tema “O Mar” com os seus barcos e sereias e a marcha do Centro de Convívio e do Serviço de Apoio Domiciliário que este ano se inspirou nos “Barcos do Tejo”. A última marcha a entrar em palco foi a das “Funcionárias e Amigas da Associação” que abordaram o tema “Balões de S. João”.

Carnaval

No dia 18 de Fevereiro de 2012, a Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade da Freguesia da Vinha da Rainha promoveu a sua tradicional Festa de Carnaval que este ano teve como tema a Pré-História.

A Festa teve início às 21h00 com uma pequena dramatização sobre os períodos Paleolítico, Mesolítico e Neolítico onde foram abordados vários pontos que marcaram as personagens desta época, nomeadamente: a utilização da pedra lascada para a produção de ferramentas e instrumentos de caça; o domínio do fogo; a organização e divisão do trabalho entre homens e mulheres; o uso das cavernas para se abrigarem do resfriamento intenso do planeta; a aplicação da pedra polida na fabricação de novos instrumentos (machados, lâminas de corte, serras, etc.); e, a descoberta da agricultura. Para animar esta dramatização o mesmo grupo apresentou uma coreografia da Idade da Pedra onde todos os presentes puderam dançar ao som de “Meet The Flintstones”.

Depois, seguiu-se o desfile carnavalesco onde participaram cerca de 40 personagens (Crianças da Creche e CATL, Idosos do Centro de Dia e Centro de Convívio, e, Funcionárias).

Por volta das 22h30, abriu-se o Baile de Máscaras com o acordeonista Figueiredo (Almagreira) onde bruxas, palhaços, carochinhas entre outras personagens puderam exibir a sua fantasia e participar no Concurso de Máscaras que foi aberto à comunidade.

 

Aniversário

A Associação Cultural, Desportiva e de Solidariedade da Freguesia da Vinha da Rainha comemorou no dia 04 de Dezembro de 2011 o seu 69.º Aniversário. As comemorações tiveram início pelas 15h30, com a abertura da Sessão Solene pelo Presidente da Assembleia, Sr. Firmino Ramalho, o Presidente da Direção, Dr. Fernando Cruz, o Presidente da Junta, Sr. Evaristo Duarte, o Vereador da Câmara, Sr. Mário Jorge Nunes e o Diretor do Agrupamento de Escolas de Soure, Eng. João Ramos Pereira. Durante as habituais intervenções, todos puderam manifestar o seu regozijo e satisfação pelo trabalho desenvolvido pela Associação Cultural, Desportiva e de Solidariedade da Freguesia da Vinha da Rainha nas áreas da ação social, da cultura, do desporto e da formação profissional. Seguiu-se a atuação do Grupo Coral da Associação de Instrução e Recreio 1º de Maio Alfarelense que encantou o público ao longo de 8 canções dirigidas pelo Maestro Pedro Conde.

Um dos momentos altos da festa foi a entrega de Certificados das formandas do Curso EFA de Técnico(a) de Ação Educativa – NS/Nível IV, que foi ministrado por esta instituição enquanto entidade formadora. Esta entrega de certificados integrou ainda a apresentação de fotografias com as diferentes atividades desenvolvidas pelas formandas no decorrer do curso.

Posteriormente procedeu-se à apresentação do livro Memória Alada da autora Fatinha de Oliveira Ramos que retrata a história de Maria, uma menina mimosa e ingénua de aldeia que teima em desenhar o seu mundo de outras cores.

Ao final da tarde, os dirigentes associativos brindaram os sócios e todas as pessoas presentes com o tradicional magusto e com a atuação da Escola de Cordas da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa do Casal do Redinho que foi dirigida pelo Prof. Fernando Abreu.

Foi num clima de alegria e de festa que os presentes tiveram a oportunidade de confraternizar entre si, culminando da melhor forma uma importante jornada de sucesso para Associação Cultural, Desportiva e de Solidariedade da Freguesia da Vinha da Rainha.

Natal

À semelhança do que tem vindo a realizar nos outros anos, a Associação Cultural, Desportiva e de Solidariedade da Freguesia da Vinha da Rainha organizou, no dia 18 de Dezembro de 2011, uma Festa de Natal para os clientes da Creche, do Centro de Atividades de Tempos Livres, do Centro de Dia, do Centro de Convívio, do Serviço de Apoio Domiciliário e da Estrutura Residencial de Idosos da Associação.

A Festa teve início pelas 17h00, com a intervenção do Presidente da Direção, Dr. Fernando Cruz, que fez as honras da casa. Seguiram-se várias Peças de Teatro (apresentadas pelas Crianças do CATL, Pais das Crianças da Creche, Idosos do Centro de Convívio e Funcionárias); Músicas Populares Portuguesas (interpretadas Idosos do Centro de Dia e de Convívio); Músicas Natalinas (cantadas pelas Crianças da Creche, Crianças do CATL e Idosos do Centro de Dia e de Convívio); e, Quadras Natalinas (declamadas pelas Crianças do CATL). No intervalo das várias atuações houve espaço para a tradicional venda do presunto e do sorteio dos cabazes de Natal.

A Festa de Natal foi concluída com o momento mais esperado por todos, a distribuição de presentes e o tão merecido lanche onde as crianças, os idosos, as funcionárias e os respectivos familiares tiveram a oportunidade de confraternizar entre si.