Secção de Remo

A sociedade contemporânea está dominada pela tecnologia e pelas alterações por ela provocadas. Associados a estas alterações surgem alguns aspectos que apresentam implicações significativas para as pessoas e para a sua integridade biológica. Nesta conformidade é dada actualmente grande relevância ao problema da saúde, já que a maior parte das doenças actuais se relacionam com o estilo de vida das pessoas. Este dado traduz-se no aumento das doenças ditas da civilização e o crescimento inflacionário das despesas por elas provocadas, seja nos aspectos de natureza preventiva, seja nos aspectos da produtividade.

Entre as medidas de combate aos factos anteriormente referenciados a prática das actividades físicas parece poder desempenhar um papel de relevo. Nesse sentido, parece ser importante que a sociedade modifique as suas atitudes, o seu sentido de valores e a sua conduta, no que concerne à relação entre a saúde e o exercício.

A ideia de uma boa aptidão física tem também crescido na nossa sociedade, surgindo como um valor importante e com um significado fundamental na intenção da actividade desportiva. É nesta perspectiva, de resto, que se têm vindo a reforçar as potencialidades de ocupação dos tempos livres como um espaço diferenciado de valorização das actividades físicas.

Por outro lado, a actividade física é hoje entendida como um meio determinante de prevenção de alguns dos fenómenos associados ao envelhecimento. O envelhecimento tem sido descrito como um processo, ou conjunto de processos, inerente a todos os seres vivos e que se expressa pela perda de capacidade de adaptação e pela diminuição da funcionalidade (Spirduso, 1995). O envelhecimento está, assim, associado a alterações físicas e fisiológicas com repercussões na qualidade de vida deste estrato da população.

Assim, se por um lado a longevidade tem vindo a aumentar, esse aumento da esperança média de vida nem sempre tem sido acompanhado com uma vida independente, digna e socialmente estimulante.

Para além dos aspectos directamente relacionados com a saúde, é hoje entendido como um tarefa prioritária o desenvolvimento de competências que permitam ao idoso realizar as suas tarefas básicas diárias independentemente do auxílio de terceiros (Katz et al., 1983). Assim, e dado que a qualidade de vida está intimamente associada a um bom desempenho motor, a prática regular, controlada e orientada, torna-se determinante neste escalão etário.

Tendo a freguesia da Vinha da Rainha, com cerca de 1800 pessoas, uma percentagem elevada de idosos e mantendo esta Instituição em funcionamento diversos serviços de apoio à 3ª idade, pareceu-nos importante criar uma secção desportiva virada, essencialmente, para este estrato etário e que, entre outras funções, promova actividades de convívio, de ocupação e recreação, procurando-se, acima de tudo, valorizar e manter as capacidades e competências físicas e mentais ainda existentes.

É neste quadro de referências que justificamos a implementação Secção de Remo Indoor na 3ª Idade.

Objectivos

O objectivo da Secção de Remo da Associação da Vinha da Rainha é proporcionar à população idosa uma actividade física orientada, regular e vocacionada para a promoção da saúde e bem-estar.

Objectivos do ponto de vista social: Objectivos do ponto de vista da saúde:
  • Aumentar a interacção social
  • Diminuir o isolamento
  • Aumentar os níveis de independência e autonomia
  • Ocupar os tempos livres
  • Promover o bem estar
  • Aumentar a aptidão cardio-vascular
  • Aumentar os níveis de força e resistência musculares
  • Manter e/ou atenuar a perda de flexibilidade, coordenação e equilíbrio
  • Diminuir os factores de risco atribuíveis ao desuso e ao envelhecimento

População-Alvo

Como população-alvo desta secção temos todos os utentes desta Instituição com mais de 60 anos de idade.

Pré-requisitos

Todos os idosos deverão fazer-se acompanhar de uma declaração médica atestando a sua disponibilidade para a prática da actividade física proposta.

Nessa declaração deverão estar explicitas todas as suas limitações e a medicação que está a ser administrada, quando for reconhecidamente relevante.

Frequência das Actividades

As actividades iniciaram-se em Fevereiro de 2006 e desenrolam-se duas vezes por semana, da parte da manhã, tendo cada sessão uma duração de 60 minutos.

Coordenação Técnica

Foi preocupação da Associação da Vinha da Rainha garantir na coordenação desta secção de remo alguém com currículo relevante neste domínio. Neste contexto, a coordenação foi feita, até ao seu recente falecimento, pelo Engenheiro Joaquim Redondo, cujo currículo, como Coordenador de remo adaptado de alta competição da FISA (Federação Internacional de Remo) e treinador da equipa nacional de remo, nos dava totais garantias de um trabalho correctamente implementado e desenvolvido. Neste momento a coordenação da equipa de remo está a cargo de uma técnica da Associação que, em articulação com a Federação Portuguesa de Remo, se tem preparado de modo a suprir a falta tremenda desse que foi a alma e o motor principal da Secção.

Local de realização das Actividades

As actividades desenrolam-se no salão polivalente da Associação da Vinha da Rainha.