Teatro

APRESENTAÇÃO
O grupo cénico “Parras da Vinha” nascei em Agosto de 2009. Deve o seu nome ao facto de pretender homenagear a memória do grande impulsionador da Associação Cultural, Desportiva e de Solidariedade da Freguesia da Vinha da Rainha, o comendador João Duarte Cachulo Júnior, pessoa de extraordinária actividade em prol do associativismo e da solidariedade, e de vasta cultura e capacidade intelectual, que ao teatro dedicou muito do seu saber e capacidade, e foi autor de saborosas crónicas sobre vários recantos da freguesia no periódico “A Gazeta do Centro”, sedeado em Soure, sob o título “Minha parra da Vinha”.

Nesta linha, e com o objectivo de fomentar a vertente cultural da Associação, se decidiu a criação do grupo cénico.

Iniciado o trabalho, assentou-se na ideia de levar à cena um espectáculo que contemplasse uma comédia e um drama e assim se iniciaram os ensaios da comédia “As duas Gatas” e do drama “Maria Emília”, da autoria de Alves Redol.

Todos os elementos do grupo se entregaram ao trabalho com entusiasmo, esforço e dedicação invulgares, factores que, aliados ao talento de cada um, permitiram que, em pouco mais de seis meses, nos sentíssemos em condições de fazer a nossa apresentação. Assim, com o apoio da Direcção da Associação, dum associado amigo vocacionado para as artes plásticas que nos pintou um cenário, de pessoal da própria Associação na área do guarda-roupa, foram adquiridos os meios técnicos indispensáveis à representação das duas peças.

O grupo apresentou-se ao público pela primeira vez em 28 de Março de 2010 na sala de espectáculos da Associação. A actuação foi do agrado geral, tendo merecido palavras de elogio do senhor Presidente da Direcção que nos sugeriu uma apresentação formal do grupo com a presença de entidades ligadas à cultura.

A apresentação concretizou-se em 16 de Maio e contou com a presença de várias entidades, sendo de destacar a senhora Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Soure e o senhor Presidente da Junta, que nos dirigiram ambos palavras calorosas de parabéns e encorajamento.

Apresentado o grupo à comunidade, encarámos a possibilidade de intercâmbio com outros grupos de teatro amador, inscrevendo-nos para esse fim no Inatel. Assim, em retribuição ao grupo “A Fonte” de Murtede, em 6 de Junho ocorreu naquela localidade a actuação do nosso grupo, integrada no 25º ciclo de Teatro da Primavera.

Em 24 de Outubro ocorreu a deslocação ao Centro Paroquial de S. Pedro, em Cantanhede, numa jornada de solidariedade a favor do Centro Social Comunitário de Varziela.

Seguiram-se duas actuações integradas no 25º ciclo de Teatro do Outono do Inatel, a primeira em Casal do Redinho, em 6 de Novembro, em que voltámos a ter as presenças honrosas do Presidente da Junta da nossa freguesia e da senhora Vereadora da Cultura da Câmara de Soure, que amavelmente sugeriu a participação do nosso grupo; a segunda no dia 5 de Dezembro em Enxofães.

Ainda em 2010, o grupo deslocou-se a Febres para colaborar nas festividades de Natal da Junta de Freguesia, em 11 de Dezembro.

Em 2011 o grupo voltou a actuar na sala de espectáculos da Associação da Freguesia da Vinha da Rainha, a 3 de Abril, com o objectivo de homenagear a protagonista do drama “Maria Emília” e expressar-lhe o reconhecimento do grupo pelo seu excelente desempenho em todas as actuações, uma vez que razões de ordem pessoal e familiar a forçavam a partir para o o estrangeiro.

Por último, o grupo deslocou-se à cidade da Figueira da Foz, a 9 de Abril, onde apresentou a comédia “As Duas Gatas”, colaborando no encontro de antigos combatentes que comemoravam os seus 48 anos de partida para Angola.

Assim, o grupo “Parras da Vinha” desenvolveu 9 actuações no período de pouco mais de um anos, o que reflecte o interesse, o entusiasmo e a dedicação dos seus elementos, aspectos que é justo salientar.

Concluído este ciclo, o grupo começou a abalançar-se a um trabalho mais exigente: a preparação dum novo espectáculo que é uma adaptação da obra de Alice Vieiea “Leandro, rei da Helíria”.

No dia 12 de Abril 2015 fez a sua apresentação oficial da sua nova peça “A culpa é da Primavera”.

O “Parras da Vinha” está disponível para se deslocar onde for solicitado, desde que para tal haja disponibilidade.