Creche

Trata-se de um projecto que decorreu de uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), aprovada em 2006. Para a concretização deste projecto, a Associação contou com o apoio financeiro do próprio Programa, com o apoio da Câmara Municipal através da sua política de investimentos à acção social.

De uma forma geral, o projecto permitiu aumentar a oferta de serviços na freguesia, visando a melhoria das condições de vida social através de serviços de melhor acessibilidade, diversificar as respostas sociais já existentes, prestando serviços de qualidade que melhorem o bem-estar da população residente, bem como a promoção da fixação das populações na freguesia, através da criação de novas infra-estruturas que aumentem o seu nível de empregabilidade.

É uma resposta social que se destina ao acolhimento de crianças de idades compreendidas entre os 3 meses e os 3 anos, durante o período correspondente ao trabalho dos pais. Tem como objectivos específicos proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afectiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar, colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo de desenvolvimento das crianças, e colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência assegurando o seu encaminhamento adequado.

Esta resposta social tem a capacidade para acolher 30 crianças, repartidas pelo berçário (8), pela sala dos 12/24 meses (10) e pela sala dos 24/36 meses (12). Grande parte dos agregados trabalha fora da freguesia/concelho, pelo que tenciona a instituição facilitar serviços de transporte às famílias com dificuldades de deslocação e de conciliação dos horários de trabalho com o horário de funcionamento da creche.