A Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade da Freguesia da Vinha da Rainha tem diversas atividades que contribuem diretamente para o desenvolvimento profissional, social e cultural da região envolvente e que respondem às necessidades do contexto local, destacando-se a formação como um eixo da Instituição com um projeto corrente muito sólido.

A Formação Profissional da ACDSFVR funciona desde 17 de outubro de 2005, uma primeira renovação em 31 de outubro de 2006, uma segunda acreditação renovada a 18 de outubro de 2009 pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

Desde Junho de 2016, a Entidade Formadora está Certificada pela DGERT para as seguintes áreas de formação, 481 – Ciências Informáticas; 761 – Serviço de Apoio a Crianças e Jovens; 762 – Trabalho Social e Orientação; 811 – Hotelaria e Restauração; 090 – Desenvolvimento Pessoal e Social; 621 – Produção Agrícola e Animal e ainda uma Entidade Certificada pela DRAP – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural na área da Distribuição, Venda e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos.

A Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade da Freguesia da Vinha da Rainha vê a formação como uma forma de melhorar e completar as necessidades apresentadas pela sociedade no geral e pretende que esta seja uma importante ferramenta para combater a exclusão social assim como aprimorar as qualificações desenvolvidas pelo ser humano. Proporciona, deste modo, a aquisição dos conhecimentos necessários à integração num mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

A atividade formativa da ACDSFVR tem incidido na oferta formativa disponível no Catálogo Nacional de Qualificações, designadamente:

Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)

• Curso EFA Animador Sócio-Cultural – NS/Nível III;
  • Curso EFA Acompanhante de Crianças – B3/Nível II;
  • Curso EFA Técnico de Ação Educativa – NS/Nível IV.

Formações Modulares Certificadas

• Na área 762 – Trabalho Social e Orientação;
  • Na área 761 – Serviço de Apoio a Crianças e Jovens;
  • Na área 811 – Hotelaria e Restauração;
  • Na área 341 – Ciências Informáticas.

Formação para a Inclusão

• Na área 090 – Desenvolvimento Pessoal e Social, com a duração de 550 Horas.

Distribuição, Venda e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

• Cursos de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, homologados pela DRAP, com a duração de 35 Horas.

Medida Cheque-Formação

• A Entidade Formadora já desenvolveu várias formações ao abrigo desta Medida, tendo realizado candidaturas para os colaboradores da Associação da Vinha da Rainha, enquanto Entidade Empregadora e também para outras Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Soure e Concelho da Figueira da Foz.

Portugal 2020

No âmbito do Portugal 2020, viu aprovada no ano de 2020 a seguinte Tipologia de Intervenção:

• 1.08 – Formações Modulares para Empregados e Desempregados, a desenvolver durante os anos de 2021 e 2022, nas áreas 761 – Serviço de Apoio a Crianças e Jovens; 762 – Trabalho Social e Orientação e 811 – Hotelaria e Restauração

Ficha de Projeto 1.08

EFA