Historial

Nos finais dos anos trinta, principio dos quarenta, toda uma geração sem televisão, electricidade e até rádio sentia uma necessidade extraordinária de se reunir. As Associações eram o escape para o objectivo. Foi assim que surgiu em 1942 a Associação Recreativa da Vinha da Rainha. À luz do gasómetro a carboreto e mais tarde do Petromax aprendia-se música, formavam-se Tunas, Orquestras, Ranchos, Teatros, e aproveitando a reunião a juventude trocava experiências, únicas formas de entretenimento.

Com o advento de novas realidades sociais também esta Associação sentiu necessidade de evoluir e, assim, em 1989 ganha novas funções ao nível da solidariedade social, transformando- se na actual Instituição
Particular de Solidariedade Social (IPSS).

Em 2004 a formação assume -se como uma nova aposta desta instituição, com a acreditação como Centro de Diplomas de Competências Básicas em Informática, complementada, em 2005, pela acreditação pelo INOFOR / IQF, como entidade formadora.

Hoje a Associação da Vinha da Rainha tem actividade na área desportiva (Futebol, BTT, Remo Indoor), cultural (sessões de teatro, música, exposições, passeios culturais, acesso gratuito a meios informáticos e Internet), de solidariedade (Creche, ATL, Centro de Convívio, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Lar) e formativo (Formações Modulares Certificadas e Cursos de Educação e Formação de Adultos).