Centro de Dia

 

O Centro de Dia é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sociofamiliar.

Esta resposta social tem por objetivos a prestação de serviços que satisfaçam as necessidades básicas dos idosos utentes, a prestação de apoio psicossocial, o fomento das relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários (intercâmbio de gerações), a fim de evitar o isolamento.

Para além de proporcionar este conjunto de serviços, a permanência do idoso em centro de dia proporciona-lhe uma vigilância, atenção e acompanhamento permanentes que, sozinho, no seu domicílio, não dispõe. Em virtude destas suas vantagens muitos dos idosos frequentadores do Serviço de Apoio Domiciliário transitam para a resposta social do Centro de Dia.

O Centro de Dia põe também à disposição das pessoas idosas as diversas formas de ajuda adequadas à sua situação, de acordo com as necessidades expressas. Esta resposta social constitui assim para a comunidade da freguesia da Vinha da Rainha um serviço que, para além da permanência do idoso no equipamento, assegura também a prestação de outros cuidados, tais como cuidados de higiene e conforto, serviço de transporte do domicilio para a instituição e vice-versa, a arrumação e pequenas limpezas no domicílio, tratamento de roupas, atividades de recreação/ocupação/convívio, bem como o acesso a serviços do exterior, permitindo aos utentes nomeadamente a aquisição/administração de medicamentos, marcação/acompanhamento a consultas, quando os mesmos necessitam e não tenham familiares que o possam fazer. Esta resposta social funciona de Segunda a Sábado das 9.00H às 18.00H.

O Centro de Dia iniciou a sua atividade em 1994 com um total de 20 utentes, tendo vindo progressivamente a aumentar a sua capacidade de resposta junto da comunidade e a primar pela manutenção e melhoramento dos níveis de qualidade na prestação de cuidados e serviços. Para além de dispor de um conjunto de serviços (lavandaria, cozinha, transportes), a Instituição mantém ao serviço desta valência uma equipa de recursos humanos constituída por 1 Diretora Técnica/Assistente Social, 1 Técnica Superior de Animação Sociocultural, 1 Encarregada de Serviços, 2 Cozinheiras e 1 Auxiliar de Cozinha, 13 Ajudantes de Ação Direta distribuídas pelos diversos serviços e uma ajudante de saúde que, mediante um plano de atividades, assegura um determinado tipo de cuidados de saúde aos idosos, tais como a medição da tensão arterial, o controlo da diabetes, etc.

Preocupada com o aumento contínuo da qualidade dos serviços prestados junto dos seus utentes, a Instituição viu aprovada a sua candidatura ao apoio financeiro da Medida de Apoio à Segurança dos Equipamentos Sociais (MASES) promovida pelo Instituto de Segurança Social, I.P., candidatura que visou o reforço das medidas de segurança/proteção dos seus utentes e bens, a melhoria das acessibilidades, primando assim por maiores níveis de conforto e bem-estar ambiental dos utentes durante a sua permanência na resposta social.