Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL)

 

O Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Associação da Vinha da Rainha é uma resposta social prestada em equipamento, que se destina a acolher crianças de ambos os sexos entre os 5 e os 13 anos de idade, nos períodos extraescolares, e noutros tempos disponíveis. Tem como objetivos permitir a cada criança, através da participação na vida em grupo, a oportunidade da sua inserção na comunidade, criar um ambiente propicio ao desabrochar da sua personalidade, por forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um, bem como favorecer a interrelação família / escola / comunidade.

Para assegurar estes objetivos o CATL da Associação garante às crianças um ambiente físico adequado, proporcionando-lhes o pleno desenvolvimento num clima agradável e acolhedor, assim como um conjunto de atividades em que as mesmas possam escolher e participar livremente. Assim, no CATL são desenvolvidas várias atividades, desde atividades de expressão plástica e dramática, jogos tradicionais, iniciação à Informática, participação em atividades institucionais e interinstitucionais promovidas por outros CATL’s concelhios (onde a Associação da Vinha da Rainha se esforça por estar sempre presente), bem como outras atividades de diversão (passeios, piscinas, natação, etc.).

O CATL da Associação da Vinha da Rainha é assim para a comunidade da Freguesia uma resposta de apoio à família que, cada vez mais, com os tempos modernos, se encontra absorvida pela sua participação no mercado de trabalho.

O CATL iniciou a sua atividade em 1990 com um total de 35 crianças, valor que tem vindo a manter ao longo dos anos de funcionamento, primando sempre pela manutenção e melhoramento dos níveis de bem-estar das crianças. Assim para além de dispor de um conjunto de espaços e serviços comuns a outras valências (cozinha, transportes, etc.) essenciais ao seu funcionamento, tem sido para a Instituição uma preocupação constante colocar à disposição desta resposta social uma equipa de recursos humanos indispensável à consecução dos objetivos acima enumerados.

Constituem esta equipa 1 Diretora Técnica/Assistente Social (responsável pela supervisão desta resposta social e das demais a funcionar na Instituição), 1 Técnica Superior de Animação Sociocultural e 1 Animadora Cultural (Encarregada de CATL), que diariamente coordenam as atividades a desenvolver, bem como também 2 Ajudantes de Ação Educativa.

Também aqui se verifica uma aposta da Instituição na melhoria contínua das instalações e equipamentos. Para tal muito contribuiu a aprovação da sua candidatura ao apoio financeiro da Medida de Apoio à Segurança dos Equipamentos Sociais (MASES) promovida pelo Instituto de Segurança Social, I.P., candidatura que visa promover condições de conforto, bem-estar e higiene/segurança nas instalações do CATL, através da realização de obras de adaptação, primando assim por maiores níveis de conforto e bem-estar dos utentes durante a sua permanência na resposta social.